Como já falamos anteriormente sobre "Orientações Práticas no Cuidado com os Pés dos Bebês", agora falaremos um pouco mais sobre esses pequenos! Com a aproximação do verão e das férias redobram-se os cuidados com esses pézinhos. Para quem vai viajar de avião:
A temperatura dentro do avião é baixa, portanto, os sapatinhos devem ser largos, pois os pés incham durante o vôo. Os bebês têm má circulação nas extremidades do corpo, assim sendo, sentem mais frio. Mantenha os pés do seu filho aquecidos, tomando cuidado para não encher de meias e abafar os pézinhos. Neste caso use uma meinha de algodão por baixo e por cima uma meinha de lã, já é o suficiente.
A pele do bebê é aproximadamente, cinco vezes mais fina que a do adulto, por isso ela é muito delicada. Os bebês são mais sensíveis aos raios ultravioletas pois a melanina (proteina que dá a cor à nossa pele) nesse período, é produzida lentamente. Na praia...brincar de enterrar os pézinhos na areia? Nem pensar! A areia é suja e rica em microorganismos (fungos, bactérias, vírus...), famintos para pegar a pele do seu bebê. Além disso, é umida e contaminada por esgoto, animais...sem esquecer de materiais perfuro-cortantes.
Importante: O contato dos pés com a areia, inibe a proteção do filtro solar deixando-os expostos e vulneráveis a queimaduras. Toda vez que molhar os pés no mar, reaplique o filtro solar. Passe filtro solar no pézinho do bebê, mesmo quando ele estiver de chinelinhos. Depois do banho, que deve ser feito com sabão neutro, deve-se secar bem os dedos dos pés e as unhas, de preferência com papel absorvente ou algodão. Só depois coloque as meias que devem ser 100% algodão e secas.
Nos casos em que os pés do seu bebê transpiram muito, troque as meias durante o dia também.
Os sapatinhos e sandalinhas fabricados com materiais sintéticos, como os de plástico, não deixam os pézinhos transpirar. O uso prolongado desses calçados fechados, proporcionam calor e umidade, um campos fértil para o aparecimento de microorganismos como os fungos, que causam micoses e frieiras. Dê preferência para calçados produzidos com materias naturais.
É necessário que os sapatinhos sejam arejados por pelo menos 24 horas entre um uso e outro, para isso é preciso ter pelo menos dois pares de sapatinhos. Dependendo do calor, deixe seu bebê sem sapatos, com o propósito de arejar os pézinhos.
Sempre que cortar as unhas do bebê, corte deixando o que chamamos de borda livre, ou seja, uma pequena porção de unha afim de não cortar muito rente na carne, não corte os cantinhos e não empurre as cutículas.
Retirado do site Belezain
Patrícia Thenório (Paty)
Podóloga
Podóloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário