As unhas podem auxiliar no diagnóstico clínico de diversas doenças sistêmicas. Unhas possuem grande importância na proteção das falanges distais, bem como função estética, principalmente para as mulheres.
Além disto, as unhas contribuem para apreensão de objetos, conferindo maior firmeza e melhor sensação tátil, além de compor a estabilidade dos dedos, permitindo uma deambulação
adequada.
O crescimento normal da unha é, em média, da ordem de 1,8 a 4,5 mm/mês para os dedos das mãos e, de 1/3 da metade desta velocidade para as unhas dos pés.
Seu crescimento é contínuo e recebe estímulos hormonais e nutricionais variados. Assim, a deficiência de alguns nutrientes na unha pode interferir em sua homeostasia,
tornando-a enfraquecida e opaca.
As unhas são afetadas por doenças dermatológicas e sistêmicas. Podem sofrer influências exógenas ou autoinduzidas, as quais são restritas ao aparelho ungueal, ou fazem parte de doenças sistêmicas.
Por meio da observação das unhas, podem-se detectar mais precocemente algumas doenças, facilitando o diagnóstico e permitindo seu tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário